quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Restaurante Universitário será palco da 3ª Mostra de Moda Caipira

O Restaurante Universitário (RU) da UEM está no centro da pauta das reivindicações dos estudantes que ocuparam a reitoria da universidade esta semana. A manifestação estudantil, contudo, não vai impedir a realização da 3ª Mostra de Moda Caipira, que acontece neste domingo justamente no RU.
A mostra terá a participação de artistas como Paulo Santana e Vinícius; Devanir, Dourival e Aracy; Grupo Folia de Reis Unidos com Fé; a Orquestra Raiz Sertaneja de Marialva e Ronaldo e Jaci.
"Nós temos o programa ‘Raízes Brasileiras’, na Rádio UEM FM, e como tínhamos muita gente da região que queria participar desse programa e apresentar o trabalho deles, resolvemos expandir. Com a mostra, abrimos espaço para que esses artistas possam apresentar o seu trabalho em apresentações dos grandes sucessos da música caipira e também músicas inéditas", diz Ricardo Viana, coordenador da mostra.
O evento, que reuniu 800 pessoas ano passado, traz não apenas a música caipira, mas todas as manifestações culturais que estão ligadas a esse universo. Nesse ano, por exemplo, se apresenta na mostra o Grupo Folia de Reis Unidos com Fé. Em edições anteriores houve apresentações de fandangos.
Divulgação
Orquestra Raiz Sertaneja de Marialva: entre as atrações da festa da música caipira, domingo na UEM
Diferenças
Para Viana,as principais diferenças entre a música caipira e o sertanejo universitário -gênero que domina as rádios e as paradas de sucesso atualmente - está na mensagem.
"Na música caipira, você encontra uma letra mais singela , a gente conta a história de um acontecimento que houve no interior,em uma localidade, uma chácara ou uma fazenda. Conta também sobre os personagens da cultura caipira, tipo o carro de boi, o cavalo, o rio, as árvores e dos personagens, como o fazendeiro, o peão, coisas do sertão, da localidade em que eles realmente vivem", diz.
Viana explica que as músicas caipiras às vezes trazem histórias tristes, outras vezes engraçadas, e é um gênero que não tem apenas fins comerciais.
"Ela tem o objetivo de transmitir uma história e uma mensagem positiva.Mesmo que a história seja triste, existe um ensinamento por trás dela", diz.
Já o sertanejo universitário tem histórias mais urbanas, como a namorada que se foi, a beleza da mulher, amor, paixão, festas de rodeio ou assuntos mais urbanos. Mas Viana diz que os dois gêneros têm seu valor e têm qualidade. "Ambas têm artistas de talento", concede.
Entrada franca
3ª Mostra de Moda Caipira na UEM
Domingo, às 10h, no Restaurante Universitário da UEM, com transmissão ao vivo pela Rádio UEM/FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário