quarta-feira, 18 de maio de 2011

Golpista lesou ao menos 160 lojas, é preso em maringá :

Com prisão preventiva decretada pela 3ª Vara Criminal de Maringá, o desempregado Jair Carminatti Zagui Júnior, 25, foi preso na tarde de ontem por uma equipe da Delegacia de Estelionato. Segundo a polícia, ele é acusado de lesar mais de 160 lojas  na cidade e usar cheques frios para comprar veículos financiados, posteriormente revendidos para terceiros. O prejuízo causado por ele não foi calculado.
As investigações revelaram que Jair burlava o cadastro do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) trocando o CPF repetidas vezes. "É fácil. Se duvidar, vá lá (na Receita Federal) e faça o teste. Você pega quantos CPFs quiser", disse ele.


Iniciadas há cerca de dois meses, as investigações revelaram que Jair desenvolveu um método próprio para comprar veículos. Ele vasculhava classificados em busca de anúncios de venda de carros e motos financiados, e tinha predileção por pessoas que não estavam conseguindo pagar as prestações, o que acelerava e facilitava o fechamento do negócio.



Na pressa em se desfazer da dívida contraída, a pessoa aceitava repassar os direitos dos veículos por valores módicos, que variavam entre R$ 3 e R$ 10 mil, mas recebiam cheques clonados, roubados, furtados, extraviados ou adulterados.
Além de não transferir a dívida para seu nome, Jair revendia rapidamente os veículos para terceiros, cujos nomes ainda são desconhecidos da polícia.
Em geral, os golpes só eram descobertos depois de a vítima ser informada da devolução do cheque. Pelo menos sete pessoas teriam sido lesadas nos últimos meses, mas apenas dois veículos foram recuperados.
Ainda de acordo com a polícia, pouco antes de ser preso Jair negociava a aquisição um Clio ano 2010/11 e uma picape Montana ano 2010. Seu plano era levantar dinheiro e mudar, possivelmente na próxima semana, para Mato Grosso, onde fixaria residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário