André Gonçalves está desfrutando de uma das melhores fases de sua carreira. E a prova disso foi o frisson causado por sua presença durante o lançamento da nova coleção da loja Lemon, em São Paulo, na última terça-feira (14). No ar com o personagem homossexual Áureo, de Morde e Assopra, o ator brilha na TV Globo e desfruta de uma vida familiar (e amorosa) estável.

Em seu segundo papel de homossexual na TV, o primeiro foi como Sandrinho em A Próxima Vítima (1995), André Gonçalves se sente satisfeito ao ver que a sociedade brasileira encara o assunto de forma mais madura do que há 16 anos, quando chegou a receber ameaças nas ruas por conta da opção sexual de seu personagem. “Engraçado como aconteceu exatamente o contrário depois de tanto tempo. A aceitação hoje é uma coisa incrível, que salta os olhos”, celebra o ator. “Acho que a gente vem melhorando a discussão. O fato de termos aberto essa discussão tempos atrás melhorou muito apesar de hoje a gente ainda ter violência contras as pessoas que são diferentes.”

Quem vê Áureo na trama de Walcyr Carrasco se pergunta de onde André Gonçalves tirou os trejeitos e a inspiração. “É um buquê de pessoas. Tem amigos que morreram que estão nesse personagem”, revela o ator. “São várias pessoas, vários amigos e referências que eu tenho. Lógico que dessa vez eu não precisei ir tão fundo no psicológico como com o Sandrinho. Esse já é uma coisa aberta, liberada, não tem um cunho psicológico.”

“Quando me chamaram disseram, ‘vamos nos divertir?’ Uma coisa pra cima, que é o que estamos procurando fazer. Tenho uma gratidão pelo núcleo, por esse elenco. É muito bom ter essa troca.”

E mesmo com essa resposta positiva do público, André não acredita que este seja seu melhor momento na TV Globo. “Estreei na Globo em 1989, 90,mais ou menos. Todo trabalho que procuro fazer faço com muita seriedade. Cada momento é um momento, independente de um ter mais sucesso que o outro. Minha busca como ator é sempre fazer com muita dedicação”, afirma o ator, que é categórico em dizer:  “talvez a coisa que mais funcione na minha vida é meu lado profissional”.

Comente essa matéria em nosso Facebook!

Filhos
André Gonçalves é pai de três filhos, até aí nada de mais, se não fosse o fato de cada um ser de uma mãe diferente. Manuela, de 12 anos, é fruto do namoro com Tereza Seiblitz; Pedro Arthur, 10, da ex-mulherMyrian Rios; e Valentina, 8, filha dele com Cynthia Benini.

Apesar do formato não tradicional, o ator tenta passar o máximo de tempo que pode com as crianças, além de ensiná-los valores importantes para a vida. “Eles vivem uma realidade não deslumbrada. Eu puxo eles pra viajar, pra andar der metrô, pra ir a Rua 25 de março [centro de comércio popular de São Paulo], levo no Masp, uma vida mais pé no chão”, conta. “Sou um homem apaixonado pelos meus filhos.  São as figuras mais importantes da minha vida.”

Relação com Letícia Sabatella
Atualmente namorando a atriz Letícia Sabatella, André Gonçalves não descarta os planos de ter mais filhos ao lado dela. “Sempre penso nisso [ter mais filhos]. Minha avó teve 11 filhos, meu pai teve 9. Eu tenho 3 filhos e meu irmão um. A família é grande”, explica o ator. “Querer ter mais filhos eu quero, mas no momento a gente só fala em trabalho.”

Segundo o ator, Letícia Sabatella tem uma ótima relação com seus três filhos, “a gente sempre sair junto”. E qual o segredo para manter um relacionamento desta forma? “Eu moro em uma casa e a Letícia em outra. Eu tenho um cotidiano e ela outro. E a gente se encontra no meio dessa bagunça toda.”