Os novos embarques na Cidade Canção terão como destino Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Florianópolis (SC), mas os passageiros que saem de Maringá deverão ser beneficiados ainda por linhas que têm origem em outros municípios e outros Estados.
A expectativa da ANTT é publicar o edital em outubro e marcar o leilão para noventa dias depois. A licitação de novas linhas interestaduais de ônibus é para aumentar a concorrência entre os transportes terrestre e as linhas aéreas de passageiros.
Segundo o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, será possível atingir a modernização do sistema, que deverá permitir que o serviço se assemelhe ao que é prestado atualmente pelas companhias aéreas.
"Assistimos a um processo agressivo do transporte aéreo, com uma redução drástica de preços, e o transporte rodoviário, especialmente nas longas distâncias, perde mercado. Com essa licitação queremos atingir a modernização do sistema, que se dá no controle da prestação do serviço e no atendimento ao usuário. Queremos ter um sistema que se assemelhe ou, até mesmo, supere o que o aéreo oferece", disse Figueiredo.
Divulgação
As linhas com saídas de Maringá terão como destino Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Florianópolis (SC)
Permissões
Entre as medidas previstas pela licitação estão a modernização da frota, a venda de passagens pela internet, o rastreamento dos ônibus em tempo real, que vai permitir ao usuário acompanhar os horários de chegada e de partida dos coletivos, além de exigências de segurança e conforto.
Saindo da rodoviária de Maringá, o passageiro poderá ter acesso a qualquer Estado brasileiro e até a países vizinhos, porém apenas a Viação Garcia, Expresso Maringá e Andorinha têm linhas com origem em Maringá para outros Estados. As demais linhas são originárias em outras cidades e outros Estados e têm Maringá no trajeto.
A Garcia, mais antiga empresa a operar na região, liga a cidade aos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e tem interesse em disputar a linha para Belo Horizonte, pois já tem estrutura logística no trecho.
O Expresso Maringá tem ônibus para o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo, enquanto que a Andorinha sai de Maringá para São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário