quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Prevaleceu a vontade do povo

Na votação que vinha sendo tratada como a mais importante da história do Legislativo maringaense, a Câmara Municipal fez valer a vontade do povo. Na sessão ordinária de ontem, as propostas que alteravam o número de vereadores foram rejeitadas. Com isso, a cidade continua com 15 parlamentares na próxima Legislatura.
A decisão não foi unânime. Às 17h52, quando o número de cadeiras entrou em votação, seis vereadores disseram sim à emenda modificativa que previa redução para 9 assentos no Legislativo, com subsídio de um salário mínimo. Contudo, eram necessários dez votos para a proposta ser aprovada.

Em seguida, a emenda modificativa que aumentava para 23 o número de vereadores recebeu apenas três votos favoráveis. Estranhamente, Marly Silva (DEM), que fez uso dos dez minutos regimentais para defender a proposta, na tribuna, votou contra a proposta.
Rejeitadas as duas emendas modificativas, foi apreciado o texto original da proposta de emenda à Lei Orgânica, que previa o aumento para 21 cadeiras. Foram apenas quatro votos favoráveis – novamente sem o apoio de Marly – e 11 contrários. Wellington Andrade (PRP), que havia firmado o compromisso com o partido de votar em 21, votou contra o aumento.
"Fica garantida, portanto, a permanência das 15 cadeiras para a próxima Legislatura", declarou o presidente da Casa, Mário Hossokawa (PMDB), enquanto o público presente comemorava efusivamente o resultado da votação.
Rafael Silva
Auditório da Câmara lotou; entidades comemoraram resultado

Na tribunaCom o plenário lotado, a votação foi tranquila, sem tumultos, mas no uso da tribuna – antes da votação – alguns vereadores se exaltaram. Após ouvir de Zebrão (PP) que ter qualidade não é ter diploma de médico ou advogado, Paulo Soni (PSB), que é pediatra, partiu para o ataque.
"Outro vereador disse que a Câmara não precisa de médico, advogado, engenheiro aqui dentro. Tudo bem, vamos ter só burro aqui dentro então", disparou.
A frase mais pesada, porém, partiu de Marly em crítica a vereadores da base do governo Silvio Barros (PP). "Essa Casa às vezes é como um animal velado, de quatro, pronta para ser conduzida pelo Executivo. São esses vereadores que a sociedade não quer".
A declaração de Marly causou indignação em alguns vereadores e a resposta mais agressiva veio de Hossokawa, já após a votação. "Já disse uma vez aqui e repito que a senhora tem de pendurar uma melancia no pescoço, que aí aparece mais".
Os oito vereadores que subiram à tribuna gastaram quase 80 minutos em argumentos contra ou a favor do aumento de cadeiras. As votações, em si, não levaram mais de três minutos.
Saiba mais

Ao vivo
A Rádio Cultura 1.390 AM acompanhou a sessão direto do plenário da Câmara. Os discursos dos vereadores e a votação dos projetos foram transmitidos ao vivo, sob o comando do jornalista Edson Lima
O que disseram os vereadores no uso da tribuna
Mário Verri (PT)
"Nossa cidade tem mais de 350
mil habitantes e tem condições
de ter mais vereadores.
Precisamos aumentar para ter
mais representatividade"
Zebrão (PP)
"Era a favor de 21, mas escutei
a comunidade, voltei atrás e
agora estou junto com o povo.
Sou contra o aumento de
vereadores e do salário. É isso
que o povo quer"
Flávio Vicente (PSDB)
"Tenho várias razões para
defender 15: vontade da
população; a Casa com 15 fez
muito; representatividade e
economia"
John Alves (PMDB)
"Não há como falar em
democracia sem considerar que
a Constituição coloca que essa
Casa deve ter no máximo 23 e
no mínimo 21"
Manoel Sobrinho (PC do B)
"Defendo 23 porque o foco dessa
discussão está errado. Estão
passando para a população que
é diminuindo [vereadores] que
se economiza"
Marly Silva (DEM)
"Quando defendemos 23 ou 21
é porque consta da Constituição.
Com mais vagas talvez entrasse
gente [vereadores] que vocês
[população] querem, com
caráter"
Humberto Henrique (PT)
"Meu mandato é participativo e
temos procurado um diálogo
com a sociedade. Estou tranquilo
para vir aqui defender a
permanência em 15"
Paulo Soni (PSB)
"Ter 21 vereadores seria bom
para Maringá, mas sou a favor
de 15 porque agora não é o
momento de ter 21. A população
clama por 15 vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário