Projetada pela Philips do Brasil, a iluminação contará com 232 projetores de LED, com possibilidade de centenas de cores diferentes. São dois tipos de projetores. Os maiores vão ser instalados sobre as capelas, a cinco ou seis metros de altura.
Cartão-postal de Maringá terá iluminação
orçada em R$ 1 milhão
O aparelho tem 100 configurações pré-definidas, mas é possível acrescentar novos layouts e customizar a iluminação. O sistema permite controlar as combinações de cores, alternância e velocidade das luzes.
"Pode-se determinar que as lâmpadas pisquem a cada 10 segundos ou uma hora e até que cada projetor emita uma cor diferente", explica o engenheiro.
De acordo com Secato, a nova iluminação da Catedral será diferente de tudo o que o maringaense já viu em Natais passados.
"O que propomos para a prefeitura é algo que fazemos nos EUA, na Europa. É um projeto de nível internacional e muito importante. A Catedral vai ficar conhecida no Brasil todo".
Os 16 vitrais da basílica terão iluminação de dentro para fora. As lâmpadas serão ligadas ao entardecer e deixarão visíveis para quem caminha pela calçada as imagens dos vitrais.
Secato diz que o projeto está pronto e que o edital de licitação para contratar a empresa que vai instalar os projetores está em fase final. A Philips não cobrou pelo projeto.
O secretário municipal de Desevolvimento, Valter Viana, responsável pelo projeto, não quis se manifestar sobre o assunto.
R$ 1 mi é o custo estimado do novo sistema de iluminação de Catedral de Maringá
Nenhum comentário:
Postar um comentário