quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Duplicidade sobre o PAS gera queixas de alunos

Uma duplicidade no site da Universidade Estadual de Maringá (UEM) gerou protestos entre alunos de um colégio de Maringá, que pedem revisão das regras do Processo de Avaliação Seriada (PAS) com base no equívoco.
Até o começo de agosto, o portal da universidade trazia duas informações conflitantes em páginas diferentes: num local, estava escrito que as disciplinas de Artes, Filosofia e Sociologia só seriam cobradas no PAS deste ano para os alunos do terceiro ano de Ensino Médio; no outro, havia a informação de que todos os alunos inscritos no processo fariam provas dessas matérias. No dia 22 do mês passado, a universidade retirou o primeiro texto do ar.
O professor Antonio Donizete Leonel, coordenador do Ensino Médio do colégio Platão, ficou sabendo da duplicidade por seus alunos e pede para que só haja questões de Artes, Filosofia e Sociologia para todos a partir de 2013, conforme estava escrito no texto considerado errado. "A UEM errou ao passar duas informações contraditórias. Acho que não fizeram por mal, mas foram desatentos", diz.
A estudante Débora Galhardi, 15, demonstra descontentamento com a confusão no portal da universidade. "A UEM está brincando com a gente. Quando acessei o site e li as novas regras, fiquei indignada. O PAS, para mim, é uma oportunidade única. Por 30 pontos a menos, posso ser prejudicada", diz.
Arquivo/DNP
Iniciado em 2009, PAS seleciona alunos para a UEM com três provas, uma em cada ano do ensino médio
Minimiza
O presidente da Comissão de Vestibular Unificado (CVU) da UEM, Emerson Arnaut de Toledo, minimiza o equívoco, dizendo que uma resolução de 2008, de acesso público na página da universidade, explica claramente o processo de entrada das disciplinas nas questões do PAS.
Segundo o documento, "nas duas primeiras edições do PAS-UEM, as provas das disciplinas Artes, Filosofia e Sociologia são aplicadas da seguinte forma: na primeira edição, na terceira série; na segunda edição, na segunda e na terceira séries. A partir da terceira edição do PAS-UEM, as provas das disciplinas mencionadas [&] são aplicadas em todas as provas de todas as séries".
Arnaut afirma que houve "certa confusão" na interpretação do documento há alguns anos, o que levou a serem postos comunicados com erros no portal da UEM.
Segundo ele, no entanto, desde o ano passado a CVU vem se esforçando para retirar todas as informações equivocadas do ar.
Ele ainda diz que, mesmo na possibilidade de terem permanecidos textos incorretos na página, ninguém foi prejudicado, pois desde 2008 a resolução explicativa está no ar para consulta e, em 2010, o Manual do Estudante ("nosso contrato com o aluno") já trazia os dados corretos.
"Outros colégios se programaram corretamente, por que só eles vieram reclamar?", diz. Para Leonel, suas críticas mostram que seu colégio está profundamente inteirado do PAS. "Tanto é que fomos os únicos a reclamar", comenta.
Mesmo pedindo que o conteúdo da prova seja revisto, o professor Leonel tem uma visão elogiosa do PAS. "É maravilhoso. É coerente, uniforme, seleciona os alunos que se dedicam desde o início do Ensino Médio."
Histórico
O PAS é um método para selecionar a entrada de alunos de graduação em cursos da UEM. Ao contrário do vestibular tradicional, com várias provas em poucos dias, no PAS os alunos fazem três provas, uma em cada ano do Ensino Médio.
Na UEM, o processo começou a ser aplicado em 2009, e os primeiros alunos aprovados no PAS entram na universidade no ano que vem. A partir de 2012, 20% dos alunos de graduação serão aprovados pelo PAS, 60% em vestibular universal e 20% em vestibular por meio das cotas sociais.
Números
7.668 se inscreveram no PAS de 2009; 10.130 no processo de 2010
21/9 data final para as inscrições para o Processo de Avaliação Seriada de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário