sábado, 10 de setembro de 2011

Exposições mostram tragédias de março no Japão

Passado, beleza e tragédia. Três exposições na cidade - todas parte da programação do Festival Nipo-Brasileiro - apresentam três momentos do Japão.
A mostra de fotografia "Renasça Bela Nippon" retrata a tragédia e a reconstrução da Costa Nordeste japonesa após o terremoto e a tsunami em março; a exposição de fotografia "É isso! Vamos para Kyoto" apresenta retratos da cidade japonesa de Kyoto e a terceira mostra traz reproduções de gravuras japonesas ukiyo-ê, xilogravuras feitas a partir do século 17.
A mostra "Renasça Bela Nippon" tem parte de seu acervo exposto no shopping e outras 50 fotos na Acema (leia nesta página).
Reprodução/João Paulo Santos
"Força Ishinomaki", de Takashi Morita: foto da exposição "Renasça Bela Nippon", no terceiro piso do Maringá Park Shopping Center
A mostra é organizada com apoio do jornal São Paulo Shimbun, Mainichi Shimbun, Fujifilm do Brasil e Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren).
São imagens pungentes. Como, por exemplo, a de uma mãe chorando após reconhecer o corpo da filha depois do terremoto; de uma mulher que chora a morte dos pais e do filho e repete várias vezes "Perdão, não pude salvar vocês" ou de dois homens escrevendo, em meio aos escombros, as palavras "Gambaro Ishinomaki" ( "Força Ishinomaki" - Ishinomaki foi uma das cidades destruídas ).
As gravuras japonesas ukiyo-e foram uma manifestação artística típica da cidade de Edo (atual Tóquio) iniciada no século 17. As gravuras sintetizavam o gosto popular da época e representavam o teatro Kabuki, as cortesãs do distrito de Yoshiwara e paisagens. Um dos ukiyo-e mais famosos é "As 36 Vistas do Monte Fuji - Vista Através das Ondas da Costa Kawagawa", de Hokugawa, conhecido como "A Grande Onda".
"É isso! Vamos Para Kyoto" é uma campanha publicitária da Japan Railways Tokai que retrata as quatro estações em Kyoto.
Veja lá
Exposições "Renasça, Bela Nipon", "É isso! Vamos Para Kyoto" e "Ukiyo-e".
Até amanhã, das 10h às 22h, no 3º piso do Shopping Maringá Park

Nenhum comentário:

Postar um comentário