terça-feira, 13 de setembro de 2011

Centenas lotam plenário da Câmara de Maringá para votação de aumento de vereadores

18h05 - Votaram a favor da ampliação para 21 vereadores: Mário Verri, Luiz do Postinho, John e Dr. Manoel.
18h04 - Votaram a favor do aumento para 23 cadeiras: Dr. Manoel, Mário verri e John.
18h01 - Votaram a favor da emenda que diminuia o núemro de vereadores da Câmara de Maringá para 9: Dr. Manoel, Paulo Soni, John, Luiz do Postinho, Marly Martin e Wellington Andrade.
17h59 - O projeto que aumentava os subsídios dos vereadores foi adiado para sessão posterior a pedido dos vereadores.
17h52 - Encerradas as discussões, começa a votação. Rejeitada a primeira emenda, seis fotos a favor e nove contra. A emenda que aumentava para 23 também foi rejeitada por 12 votos contrários e 3 a favor. A emenda que propunha 21 vereadores foi rejeitada pro 11 votos contrários e 4 a favor. Nenhuma das emendas que propunha alteração no número de vereadores na Câmara foi aprovada.
17h50 - Marly pede direito de resposta por ter sido citada por Sabóia.
17h48 - Soni retoma a palavra e diz que vereador não precisa ser advogado nem médico. "Vamos colocar só burro aqui dentro", disse.
17h47 - Vereador Dr, Sabóia pede um aparte e critica Marly.
17h45 - Algumas pessoas que não conseguiram entrar no auditório acompanham a sessão pela televisão instalada no saguão da Câmara.

17h41 - Paulo Soni (PSB) é o orador da vez.
17h31 - "Respeito tanto as manifestações contrárias quanto aquelas a favor do aumento do número de vereadores", disse Henrique. "A sociedade não quer mais vereadores por não se sentir representada."
17h30 - O petista Humberto Henrique inicia seu discurso.
17h23 - Marly Martin (DEM) tem a palavra.
17h21 - "O povo foi enganado pela propaganda e condenou Jesus", disse Dr. Manoel. Ele também alfinetou o movimento contra o aumento do número de vereadores dizendo que a propaganda mentirosa levou os alemães a apoiarem o nazismo. Algumas vaias e risadas foram ouvidas no auditório.
17h10 - O orador da vez é Dr. Manoel (PC do B).
17h09 - John rebate Zebrão e disse que é por causa de vereadores como o pepista que a população não quer que aumente o número de representantes na Câmara.
17h08 - Zebrão pede questão de ordem por ter sido citado por John.
17h06 - John: "Dependendo das cartolinas que surgiam no meio das manifestações, os vereadores mudavam de ideia", criticou.
17h02 -  "Quanto maior o número de representantes maior a possibilidade dos diversos segmentos estarem representados aqui", disse. "A Constituição Federal é clara e detrmina números. No caso de Maringá, ela estabelece que o máximo é de 23 vereadores e o mínimo o quadro imediatamente anterior, que é de 21."
16h57 - É a vez de John Alves (PMDB) discursar. "Fico lisonjeado com a presença de público tão ilustre. Bonito ver as pessoas se manifestando de maneira tão civilizada", iniciou.
16h47 - Flávio Vicente (PSDB) faz uso da palavra. "É importante que vocês estejam aqui", disse, dirigindo-se ao auditório. Ele comentou que, em contato com eleitores, ouviu que as pessoas não querem mais vereadores e que reclamaram da qualidade da representação.
16h44 - O vereador Welington Andrade (PRP) pediu um aparte e disse que se fosse para fazer o que a comunidade quer a Câmara deveria ser fechada. Algumas vaias foram ouvidas no auditório e o presidente Hossokawa pediu ordem e ameaçou suspender a sessão caso as manifestações do público continuassem.
16h42 - "Estamos aqui para representar o povo e 90% da comunidade quer 15 vereadores. Sou a favor da comunidade. E por isso sou contra o aumento dos salários dos vereadores também", disse o vereador Aparecido Regini (PP), o Zebrão.
16h39 - Verri defendeu que o aumento no número de vereadores vai melhorar a representatividade na Câmara de Maringá. Ele defendeu o número de 21 vereadores e a diminuição do número de cargos de confiança.
16h35 - "A sociedade não está discutindo o 9 ou o 15 (número de vereadores) mas sim o papel do vereador", disse Verri.
16h33 - Caso todos os oradores inscritos façam uso do tempo máximo concedido para as discussões, a votação em si das emendas que alteram o número de vereadores na Câmara de Maringá não deve ser iniciada antes das 17h30.
16h31 - O vereador Mário Verri (PT) é o primeiro orador inscrito. Cada orador tem 10 minutos para expôr suas ideias a respeito das emendas. Há mais sete oradores inscritos.
16h29 - Lidas as emendas, as propostas são colocadas em discussão.
16h27 - Começa a votação com a leitura das emendas pelo vereador Heine Macieira.
16h24 - O Presidente da Câmara, Mário Hossokowa, dá as boas-vindas ao público presente na Câmara. Ele destacou que o regimento interno não permite manifestações do público durante os trabalhos na Câmara e pediu respeito aos vereadores que manifestarem posições contrárias à dos presentes.
16h21 - O público acompanha em silêncio a leitura dos requerimentos e mensagens. A votação das emendas que propõem o aumento do número de veradores deve começar em instantes.
16h17 - Todos os vereadores estão presentes. Heine Macieira faz a leitura dos requerimentos apresentados pelos vereadores.
16h15 - A ata da sessão anterior foi aprovada por 13 votos.
16h12 - Heine Macieira faz a leitura da ordem do dia.

16h07 - A sessão se inicia com a leitura de um texto bíblico pela vereadora Márcia Socreppa (PSDB). "Bem aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança".
16h05 - Onze vereadores já estão no plenário.
16h03 - "É bonito ver a casa cheia, deveria ser assim sempre", definiu Humberto Henrique. Ele acredita que a votação deverá manter o número de vereadores em 15.
15h58 - Mais vereadores começam a chegar ao plenário. Flávio Vicente (PSDB), Humberto Henrique (PT) e Heine Macieira (PP) chegaram para a votação. Entretanto, tudo indica que a sessão não deve começar no horário previsto.
15h55 - O vereador Dr Manoel Sobrinho (PC do B), autor da proposta que altera de 15 para 23 o número de vereadores na Câmara de Maringá disse que está achando maravilhosa a mobilização contra seu projeto. "É meu sonho dourado que esta Câmara fique sempre cheia", afirmou. Entretanto, ele tachou a mobilização de "propaganda enganosa". "Se minha proposta não for aprovada, tenha certeza de que vou sair daqui o homem mais feliz do mundo,"
15h48 - Pesquisa de O Diário com os vereadores apontou que nenhuma das propostas que alteram o número de vereadores na Câmara de Maringá deve ser aprovada - 9 vereadores assumiram que entendem que o número deve ficar em 15 representantes.
15h45 - Os vereadores devem votar também o projeto que altera o limite de gastos da Câmara de Maringá de 5% para 3,5% do orçamento do município.
15h39 - Para ser aprovada, qualquer proposta que altera o número de vereadores na Câmara de Maringá deverá ter o voto de pelo menos 2/3 dos vereadores.
15h33 - "Tenho convicção que, para a população, quanto menos vereadores, melhor", disse o vereador John Alves (PMDB). "Claro que não vou ficar alegre se a proposta que aumenta o número de vereadores não passar. Mas se isso acontecer, vou tentar aprovar a proposta que reduz para nove o número de vereadores", afirmou. 
15h30 - Os integrantes da mobilização contra o aumento no número de vereadores distribuiram camisetas, bombons e bolachas para o público presente ao auditório da Câmara de Maringá.

15h25 - Há também a proposta apresentada em regime de urgência e que reajusta os subsídios dos vereadores para R$ 9,4 mil a partir de 2013 - para ser aprovada, são necessários os votos de 8 dos 15 vereadores.
15h17 - A proposta que pode alterar o número de vereadores será o primeiro item da pauta da ordem do dia a ser votado na sessão desta terça-feira na Câmara de Maringá. 
 15h10 - Votação polêmica atrai a atenção da imprensa. São muitos os  repórteres, cinegrafistas e fotógrafos que estão a postos para acompanhar os trabalhos da Câmara de Maringá na tarde desta terça-feira (13).

 


 

15h05 - O auditório está praticamente lotado com pessoas usando a camiseta contra o aumento do número de vereadores na Câmara de Maringá.
 

15h - A presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, disse que a mobilização contra o aumento do número de vereadores está "empolgante". "A nossa expectativa é que se mantenha o número de 15 vereadores", disse.
 

14h50 - "Não é a quantidade que vai resolver e sim a qualidade", afirmou o presidente da Acim, Adilson Emir Santos, em relação ao aumento do número de vereadores. "A mobilização está excelente, mostra o patriotismo e o espírito de cidadania da nossa população."
 

14h42 - Até o momento, o único vereador no plenário é Mário Verri. Mas o presidente da Câmara, Mário Hossokawa (PMDB), e João Alves Corrêa (PMDB) já estão na Casa.
 

14h37 - A sessão está programa para começar às 16h, mas o movimento já é intenso no local reservado ao público.
 

14h33 - O Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Adilson Emir Santos, está na Câmara e também veste a camiseta contra o aumento do número de vereadores.
 

14h27 - O auditório da Câmara está praticamente lotado. Integrantes da sociedade civil organizada estão vestindo camisetas negras com dizeres contrários ao aumento do número de vereadores. Pelo menos 100 pessoas vestem as camisetas. Uma foi oferecida ao vereador Mário Verri (PT), que foi aplaudido quando recebeu a camiseta.
 

Votação do aumento do número de vereadores na Câmara de Maringá
 

14h22 - Olá, leitores de odiario.com. Eu sou Clóvis Augusto Melo e vou informá-los em tempo real de tudo o que acontece a partir deste momento na sessão da Câmara de Maringá que, entre outros assuntos, vai decidir sobre o aumento - ou não - do número de vereadores.
 

Centenas de pessoas estão no plenário da Câmara Municipal de Maringá aguardando o início da sessão que irá votar o aumento do número de vereadores. Várias pessoas vestem uma camiseta preta onde está escrito "Diga Não ao Aumento de Vereadores".
  
 

A sessão terá início às 16h e será acompanhada em tempo real pelo portal odiario.com.
  
Pauta
  
A emenda à Lei Orgânica, proposta pelo vereador Manoel Sobrinho (PC do B), que propõe o aumento para 23 cadeiras, será o primeiro ítem da pauta.
 


Douglas Marçal
 

Centenas de pessoas aguardavam para entrar no plenário da Câmara; vários manifestantes vestiam uma camiseta preta em protesto ao aumento de vereadores
 


 

Caso a proposta não seja aprovada, os vereadors votam a proposta da vereadora Marly Martin, que estipula em nove o número de vereadores. Ambas as emendas precisam de 2/3 da Casa para serem aprovadas (10 votos).
 

Se nenhuma das propostas for aprovada, a Câmara permanecerá com 15 vereadores. Porém, se alguma das emendas for aprovada, a proposta será votada em segundo turno, após interstício de dez dias.
 


 



      

Nenhum comentário:

Postar um comentário