domingo, 11 de setembro de 2011

Rádio Cultura AM faz debate sobre número de vereadores

A discussão sobre o número de vereadores em Maringá terá pela primeira vez, frente a frente, o movimento pró-23 cadeiras e o grupo de entidades contrário ao aumento. O debate promovido pela Rádio Cultura AM (1390 kHz) e pelo jornal O Diário será das 10h às 12h desta segunda-feira, véspera da polêmica votação na Câmara. "Será uma discussão história", resume o diretor de Jornalismo da Cultura AM, Edson Lima, que mediará o debate.
O Movimento em Defesa do Fortalecimento da Democracia com 23 vereadores, liderado pelo Observatório das Metrópoles, Núcleo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), confirmou presença no debate, mas ficou de definir seu representante.

O mesmo ocorre com as entidades contrárias ao aumento, capitaneadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).
Para apimentar a discussão, dois vereadores com opiniões divergentes estarão no estúdio. Presidente da Câmara, Mário Hossokawa (PMDB) passou a defender 15 cadeiras – e não mudou mais de opinião – logo após o início da mobilização da sociedade civil organizada contra o aumento de vereadores. O presidente municipal do PT, Mário Verri, defende o limite de 23 cadeiras, mas admite 21 caso haja consenso no número.
Na mediação do debate, Edson Lima, que terá no estúdio a companhia do editor-chefe de O Diário, Walter Téle, e de um repórter de odiario.com. Os presentes serão questionados sobre os desdobramentos políticos, econômicos e sociais do número de cadeiras que defendem.
"Nunca tivemos um momento como esse no Legislativo maringaense, por isso não vou passar a mão na cabeça de ninguém", afirma Lima.

Povo na linha
Os ouvintes da rádio e os leitores de odiario.com poderão enviar suas perguntas e, alguns deles, serão convidados a entrar ao vivo no debate. "A ideia é trazer para a discussão as perguntas dos ouvintes. Serão 2h no ar, então, dá pra falar bastante", diz o mediador, que elogia a iniciativa do editor-chefe de O Diário de organizar o debate.
Na avaliação de Hossokawa, a participação do público no debate é fundamental. "Essa discussão não vai mudar a opinião de nenhum vereador, mas servirá para explicar, por exemplo, que se nenhuma proposta (9, 21 ou 23 vereadores) tiver o mínimo de dez votos a Câmara ficará como está, com 15 cadeiras", diz o peemedebista.
Verri afirma que o debate terá importância ímpar porque, segundo ele, até agora as entidades contrárias ao aumento fugiram da discussão. "Faltou diálogo desde o começo porque em nenhum momento eles (OAB, Acim e outras entidades) vieram conversar com os vereadores", reclama. "Será uma ótima oportunidade de discutir os prós e contras de cada opinião", acrescenta.
Audiência
O debate será transmitido pela Cultura AM para os 542 municípios que sintonizam a rádio no Paraná, oeste de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul. Fora dessa área de abrangência, os interessados poderão acompanhar o debate em tempo real no portal odiario.com e no site da rádio (www.odiario.com/culturamaringa), com imagens ao vivo do debate. Os melhores momentos e a repercussão do encontro serão publicados na edição de terça-feira de O Diário. A sessão ordinária que definirá o número de vereadores, antecipa Edson Lima, terá transmissão ao vivo da Cultura AM.
Projetos

Você vai acompanhar a votação na câmara?
Dale Meira, 55,
engenheira civil
"Não posso garantir que
estarei presente na
terça-feira, mas sou
totalmente contra o
aumento de vereadores"
Luiz Carlos Rizzo, 56,
jornalista e historiador
"Mais vereadores
significa maior
represen-tatividade
social. Menos vereado-res
fica mais barato para os
grupos econômicos
elegerem seus
representantes."
Ivone Aparecida
Santana, 41, chapeira
"Não vou porque trabalho
à noite e de dia tenho
outros afazeres. Mas
acho que é importante o
comparecimento para
pressionar os vereadores"

Nenhum comentário:

Postar um comentário