domingo, 24 de julho de 2011

Bênção em frente à Catedral celebra Dia do Motorista

"Uma das coisas mais fundamentais que o motorista deve compreender, ao ser habilitado para dirigir, é que esta tarefa requer acima de tudo uma atitude de partilha", afirma o diácono Jair Benalia, da Catedral de Maringá, um dos responsáveis pela tradicional bênção dos carros em Maringá, em celebração ao Dia do Motorista (veja mais abaixo).

Para que todas as pessoas tenham o mesmo direito de ir e vir com segurança, o diácono lembra que cada pessoa deve entender o trânsito como espaço público.
Arquivo/SIAM
A tradição da bênção ainda propõe
reflexão e estimula a fé
"Não é difícil ver um motorista fazendo algo errado e, ao questioná-lo, ele sempre terá uma desculpa pronta ou um jeito de pôr a culpa em alguém pelos seus erros", destaca.
A data deveria ser comemorativa, mas exige reflexão porque o número de acidentes não para de aumentar. "No trânsito não basta estar certo, acima de tudo deve-se respeito aos demais. Você nunca sabe o que se passa na cabeça do outro motorista, se ele esta feliz, se a mãe morreu, se ganhou um prêmio ou se é um suicida", completa o diácono. Por isso, a prudência e a responsabilidade devem sempre acompanhar os motoristas.

Ele lembra que há muitos motoristas que têm atitudes hipócritas, desrespeitam o sinal em uma esquina, não dão sinal na outra, etc., e logo adiante buzinam porque viram um outro fazer algo "errado" na sua frente.
"É um olhar acusador só para os defeitos dos outros. Para o trânsito mudar, o primeiro que deve tomar uma atitude sou eu, mesmo sendo gentil, respeitoso, prudente, etc", destaca o diácono.

De nada adianta colocar um adesivo na traseira do carro com versos bíblicos que professam a fé, receber a benção do carro, manter o rosário no espelho retrovisor ou um adesivo no vidro, ter a bênção do padre ou do pastor - se o motorista não mudar o jeito de dirigir os acidentes vão acontecer. "Esses apelos religiosos, independente da fé que você professa, é para que o motorista passe a ter consciência de partilha", diz.

Nada disso vai impedir a ocorrência de um acidente, se a imprudência continuar. "Neste momento, faço um apelo a todos, pedestres e motoristas: acima de tudo está a vida, superior a qualquer dano material ou razão de leis de trânsito. Quando o direito à vida triunfar, todos serão vitoriosos. Feliz Dia do Motorista, feliz dia para refletir sobre o valor da vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário