Na manhã de ontem, ele saiu de Douradina e percorreu de carro 214 km até Maringá, apenas para descobrir que seu voo até São Paulo havia sido cancelado. "O jeito foi alugar um carro para ir até Londrina e conseguir conexão até SP. Gastei R$ 1,1 mil que não estavam previstos", diz.
Da turma de 12 pessoas que iriam conhecer a Argentina, 8 conseguiram chegar para o embarque. A Trip, que levaria Silva até São Paulo, não ofereceu uma alternativa que lhe permitisse chegar a tempo para embarcar para Buenos Aires.
Viagem para a Copa América começou
mal para Antônio Carlos
O vendedor Ricardo Carvalho nasceu em Maringá e vive em Caxias do Sul (RS). Ele vem ao Paraná de 3 a 4 vezes por mês e reclama do serviço.
Ontem, chegou 12h depois do previsto inicialmente, pela Azul. "Teria que chegar às 23h, mas o voo foi cancelado e queriam nos trazer para Maringá de ônibus, que mais parecia veículo de transporte de boia-fria".
Os passageiros recusaram o transporte rodoviário e foram hospedados em Campinas (SP), de onde partiu o voo, para embarcar no dia seguinte para Maringá. A Gol também cancelou um voo nesta semana.
Inevitável
Para o superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio, cancelamento de voos por problemas climáticos é inevitável. "Trabalhamos com um nível de segurança, pois se tratam de aviões que transportam pessoas. Se não houver um mínimo de segurança, a operação não pode ser feita".
Em geral, o aeroporto fica fechado quando chove intensamente ou há nevoeiro na região. Valêncio afirma que o índice de fechamento do aeroporto de Maringá é um dos mais baixos do Brasil. "A taxa é de apenas 1% sobre as horas trabalhadas/ano".
O superintendente afirma que para que pousos e decolagens pudessem ser realizados sem risco de cancelamento seria necessária a instalação de um equipamento chamado ILS, categoria 3. "Só assim seria possível fazer o chamado ‘pouso cego’, mas não há um aeroporto no Brasil com esse equipamento".
O ILS categoria 1, mais simples, custa R$ 5 milhões. "Além disso, é preciso instalar equipamento nos aviões e treinar a tripulação", comenta. O equipamento permite que a aeronave se aproxime da pista, mesmo quando não há visibilidade, até que a distância seja suficiente para visualizar o local de pouso.
Mais caros
Os usuários reclamam ainda do preço da passagem, que é mais alto para Maringá na comparação com outros destinos. O preço promocional de um voo para São Paulo pela Gol, com embarque no dia 1º de setembro e retorno no dia seguinte, é 87,72% mais caro quando sai de Maringá, na comparação com saídas de Londrina.
Pesquisa no site da companhia mostra que o valor é de R$ 149,80 para a viagem ida e volta entre Maringá e São Paulo (Guarulhos), pela tarifa programada. A mesma viagem, para as mesmas datas, sai por R$ 79,80 com embarque em Londrina.
315.523 passageiros passaram pelo aeroporto de Maringá no primeiro semestre deste ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário