quinta-feira, 14 de julho de 2011

Despenca número de casos de dengue em Maringá

O número de casos confirmados de dengue no primeiro semestre de 2011 caiu 89% em relação ao mesmo período do ano passado. As informações, repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde, apontam que entre janeiro e julho do ano passado, 2950 pessoas foram confirmadas com a doença, enquanto que este ano o número caiu para 164. O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, credencia a redução a um permanente trabalho de combate ao mosquito. "Houve também uma maior conscientização da população sobre o problema. O maringaense percebeu que todos precisam ajudar para que a doença não se prolifere. Houve um trabalho conjunto de diversas entidades civis e governamentais", enfatiza.
Nardi não acredita que a queda tenha relação com o chamado perído cíclico da dengue, que aumenta os casos em um ano e diminui no posterior. "Tivemos epidemias fortíssimas em Londrina, na região norte do Estado e até em cidades da região. Em Maringá não aconteceu graças ao nosso trabalho preventivo", ressalta.
Paraná
A queda da quantidade de infectados pela dengue pode ser constatada em todo o Paraná. De acordo com o último informe divulgado na segunda-feira (11) pela Secretaria Estadual de Saúde, o Estado apresentou redução de 21%. Somente neste ano, a secretaria confirmou 25.708 casos autóctones, enquanto nos seis primeiros meses de 2010 o número chegou a 32.586 casos.
"Isso mostra que o Plano Emergencial de Controle da Dengue, lançado em janeiro deste ano, cumpriu o seu papel. Mas o combate a dengue deve continuar, o monitoramento será constante durante todos os períodos do ano e a população não deve deixar que o mosquito se prolifere", disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
Londrina é o município que apresenta o maior número de casos confirmados da doença no estado (7.301), seguidos de Cornélio Procópio (2.939), Foz do Iguaçu (2.872) e Jacarezinho (2.859).

Nenhum comentário:

Postar um comentário