sexta-feira, 29 de julho de 2011

Começa sondagem em terreno do novo Fórum

Ricardo Lopes
Crianças batem bola em frente à Setran, enquanto homens, ao fundo, trabalham na sondagem da área

A área entre o prédio do extinto aeroporto de Maringá - atual sede da Secretaria de Transportes (Setran) – e a Avenida Gastão Vidigal poderá abrigar a futura sede do Fórum da Justiça Estadual. Ontem, homens da empreiteira Sobe Arquitetura, Serviços, Obras e Empreendimentos Ltda., de Curitiba, faziam um trabalho de sondagem do terreno.
A área, que é chamada de praça pelos usuários, é utilizada pelos moradores das imediações para lazer, especialmente aos domingos. Enquanto os operários perfuram diversos locais, o frequentadores lamentam o fim da praça que poderá dar lugar ao novo Fórum.
"Sempre trouxe o meu filho aqui, desde quando ele era pequeno, para brincar", diz a operadora de caixa Fátima Soares, que estava acompanhada do filho de 11 anos e do sobrinho de sete. Eles brincavam de bola no gramado. "Hoje trouxemos a pipa, mas o vento não está bom".
Fátima, que reside no Jardim Oásis, diz que a praça deve ser preservada, porque é um local frequentado pelos moradores das proximidades. "Deixa o Fórum no local que está hoje". Ela reclama que Maringá tem poucos lugares de lazer para a população. "Não tem muitas opções, especialmente para as crianças", declara Fátima.
O estudante Mateus Henrique Barbosa, 16, diz que vai à praça todos os dias. "Moro no Bairro Aeroporto e frequento esta praça, fica perto de casa. Acho errado construir o Fórum aqui, todo domingo está cheio de gente".
Outro estudante, Dener Onofre de Oliveira, 18, também não gostou da ideia. "Todo mundo vem curtir um lugar de lazer aqui, vem jogar bola, encontrar os amigos. É um espaço que as pessoas usam bastante", observa.
Doação
O terreno, que era da União, foi doado ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) em 2008. Em outubro de 2010, foi aberta a licitação para a primeira etapa – projetos complementares – no valor máximo de R$ 1.530.750,00. A Sobe ganhou a licitação com uma proposta de R$ 1.080.868,00.
Segundo o edital publicado pelo TJ, o empreendimento terá de "aproximadamente 28.640,20 metros quadrados, mais 602,55 metros quadrados de passarela coberta, 7 pavimentos (incluído o térreo), mezanino, subsolo e pavimento mecânico". O terreno tem 22.331,60 metros quadrados. A empreiteira tem até 20 de setembro para terminar os estudos.
Após a primeira etapa, segundo a Assessoria de Imprensa do TJ, será feita outra licitação, desta vez para a obra. A perspectiva é que o novo Fórum comece a ser construído em 2012. A reportagem não encontrou o secretário de Controle Urbano, Walter Progiante, para comentar o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário