sábado, 27 de agosto de 2011

Apae encerra Semana Nacional

Chamar a atenção para o trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) é o principal objetivo da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que começou no domingo passado e termina amanhã. Nesse período, em Maringá, ocorreu uma série de atividades. Hoje, pela manhã, será realizado um piquenique na Praça da Catedral.
"Aproveitamos a Semana para divulgarmos as ações da Apae e mostrarmos o nosso trabalho à população", declara o vice-presidente, Fernando Meneguetti. Ele conta que a entidade é mantida com recursos do poder público e com o dinheiro arrecadado nas promoções sociais.
"Temos um déficit mensal de R$ 15 mil, por isso precisamos organizar campanhas", ressalta. A Festa das Nações, realizada em outubro, é o principal evento de arrecadação.
Com 964 alunos com idades de zero a setenta anos, a Apae de Maringá desenvolve projetos importantes de inserção social e no mercado de trabalho.
Objetivo do evento é divulgar o trabalho
desenvolvido pela Associação de Pais e
Amigos dos Excepcionais
Meneguetti cita como exemplo o Projeto Aprendizagem que oferece qualificação profissional e cria oportunidades de emprego. "Hoje temos um aluno que é supervisor de um supermercado. Pelo projeto, treinamos o estudante e os futuros colegas de serviço dele para que o recebam bem. Eles atuam como um funcionário comum, com registro em carteira e todos os direitos garantidos", afirma.Outro projeto destacado por Meneguetti é o Cultivar, onde os alunos produzem mudas de árvores nativas para a recuperação de mata ciliar. É uma iniciativa executada por meio de um convênio com a Cocamar e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Em Maringá, a entidade tem uma sede, na Vila Operária e uma subsede, no Contorno Sul. Na escola central, os alunos ficam até os 15 anos e aprendem a ler e a escrever.
A partir dos 16 anos, os estudantes vão para a subsede que tem um centro de habilitação, onde podem aperfeiçoar as aptidões e aprender um ofício.
Meneguetti explica que no local funciona uma espécie de casa-escola, onde os alunos aprendem desde os afazeres domésticos para ajudar em casa até confeitaria e marcenaria.
Atividade
9 horas é o horário do início do piquenique para os alunos na Praça da Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário