sábado, 20 de agosto de 2011

Placa ensina motorista a passar na rotatória

A Secretaria de Transportes (Setran) de Maringá está iniciando uma experiência para tentar ensinar aos motoristas como trafegar corretamente numa rotatória. Um estudo da secretaria mostrou que a mudança de faixa sem sinalização e o acesso às rotatórias sem dar a preferência a quem já está nela são os erros comuns no trânsito da cidade.
Segundo o secretário Valdir Pignata, foi instalada uma primeira placa, na rotatória do cruzamento das avenidas Gastão Vidigal e Petrônio Portela, no Jardim Aclimação, informando como entrar e sair do dispositivo.
Rafael Silva
Estudo da Setran mostrou que motoristas, por desconhecimento cometem erros ao trafegar pelos redondos
"Essa é uma da rotatórias onde é mais comum o motorista se confundir para entrar e sair, então colocamos esta primeira placa e vamos analisar para ver se a sinalização ajuda os motoristas. Se der certo, vamos ampliar a ideia para outros redondos", explicou.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem trafega pela rotatória tem a preferência em relação a quem está dirigindo nas vias de acesso.
E onde há duas faixas, os motoristas podem usar ambas. Nesse caso é permitido o acesso de dois veículos ao mesmo tempo, um entrando na rotatória pela pista interna e outro pela pista externa.
"O motorista às vezes não entende isso e perde tempo esperando liberar todas as pistas, para só depois acessar. Vamos ver se a sinalização ajuda", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário