quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Novos táxis geram atrito entre sindicato e Setran

Os taxistas aprovados na licitação para 60 novos veículos em Maringá, aberta há mais de 1 ano, ainda não estão trabalhando na cidade. As razões para a demora são controversas e geram polêmica e troca de farpas entre a Secretaria de Transportes (Setran) e o Sindicato dos Taxistas Autônomos de Maringá.
Segundo o presidente do sindicato, Márcio José da Silva, a Setran sistematicamente demora na liberação de quaisquer documentos relativos aos motoristas de táxi. Silva defende que desde 8 de julho, quando o prefeito Silvio Barros (PP) homologou a convocação dos novos taxistas, a Setran deveria agilizar a liberação do trabalho para todos os que já apresentaram documentos e tiveram seu carro vistoriado. "Se eles não têm alguém competente para fazer isso, que peçam exoneração e coloquem outros no lugar", diz.
Já o gerente de Terminais e Concessões da Setran, José Maria Bernaderlli, afirma que a demora é responsabilidade dos próprios motoristas de táxi. Segundo o gerente da Setran, 40 taxistas estão convocados desde o dia 6 de julho a apresentar a documentação necessária para o trâmite legal. "Apenas 14 compareceram à secretaria com os papéis", diz.
Fotos/ Rafael Silva
Segundo a Setran, as 60 vagas são
suficientes para suprir a demanda
Os que já contam com a documentação pronta e tiveram seus carros vistoriados estão esperando a assinatura do contrato pela Procuradoria-Geral do Município (Proge).
"Eles não estão sofrendo coisa nenhuma. Não é só porque pegaram o carro que vão trabalhar sem documentos. Estão apavorados, querem trabalhar sem taxímetro e isso é impossível", diz Bernardelli.
O taxista Roberto Gomes demonstra irritação com a demora para liberação de seu trabalho, afirmando que já entregou todos os documentos necessários no começo de julho. "Não sou só eu que estou bravo, pergunta para qualquer taxista como a Setran vem nos atendendo", diz.
Gomes, que já trabalhava como taxista auxiliar, comprou um carro novo para participar da licitação e reclama de estar pagando prestação e seguro do automóvel sem poder trabalhar.


Sem carro
O presidente do sindicato justifica a demora dos outros 26 taxistas para apresentar os documentos dizendo que esses são os profissionais que ainda não receberam o carro com que vão trabalhar.
Ele afirma que um carro com as qualificações suficientes para passar na licitação deve ser novo e ter uma série de acessórios. "Não tem para prontaentrega. E se o motorista não sabia que ia vencer o edital, por que iria comprar?"
Ainda assim, segundo o presidente do sindicato, a falta de documentação de alguns não é justificativa para deixarem de ser liberados aqueles já vistoriados. "Parece que o que eles têm na Setran é técnico de futebol, esperando o time completo para entrar em campo. Se já há 14 taxistas regularizados, para que esperar o resto? Não vejo empecilho", critica Silva.
Bernardelli nega que a Setran esteja esperando os 40 taxistas terem seus carros vistoriados para liberá-los todos de uma vez. Segundo o gerente, aqueles já regularizados aguardam apenas os prazos normais do trâmite, agora correndo na Proge. "Nem faz tanto tempo assim, só liberamos a documentação para ser entregue em 6 de julho", diz.
O gerente da Setran ainda afirma que, levando em consideração a demanda da população por táxis e a demora do processo, a liberação para trabalho dos novos taxistas terá seu procedimento alterado.
De acordo com a previsão inicial, depois que os 40 primeiros colocados na licitação estivessem trabalhando, a Setran teria 1 ano de prazo para convocar outros 20 motoristas aprovados no edital; agora, segundo Bernardelli, esses taxistas serão chamados a apresentar seus documentos assim que o processo dos 40 primeiros estiver concluído.
Saiba mais
A licitação para convocação de novos taxistas em Maringá foi publicada em 28 de junho do ano passado. Até a qualificação final de 60 concorrentes, sete reuniões foram feitas para analisar documentos e propostas dos participantes.
A cada decisão da Diretoria de Licitações, habilitando ou desclassificando concorrentes, uma enxurrada de recursos chegava à mesa dos integrantes da comissão. O processo chegou a ser suspenso duas vezes até a convocação da Setran, em junho deste ano, para a escolha das vagas entre os aprovados.
Distribuição

Nenhum comentário:

Postar um comentário