terça-feira, 30 de agosto de 2011

Clima de deserto em Maringá aumenta casos de doenças respiratórias

Calor e tempo seco. Essa combinação que castiga a saúde é sentida desde o fim de semana em Maringá e continua hoje. Os termômetros nesta tarde devem bater nos 30ºC, com umidade do ar em 36% às 15h. A sensação de clima de deserto só vai embora amanhã, quando uma frente fria avança sobre o Paraná, traz chuvas localizadas para a região noroeste e queda na temperatura.
A baixa umidade do ar provoca cansaço, desconforto e agravamento de problemas respiratórios. No domingo, o índice registrado às 14h foi de 27% – o segundo mais baixo do Estado – e considerado crítico pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Ontem às 15h, os termômetros marcavam 33,3ºC e 32% de umidade do ar. São essas condições que provocam irritação de garganta, ardência nos olhos e deixam lábios e nariz ressecados.
As saídas mais fáceis para amenizar os sintomas do forte calor e da baixa umidade são caseiras e repetidas por médicos: pendurar toalhas molhadas no quarto e usar bacias com água para umidificar o ambiente à noite. Também é importante dormir em local arejado para ter uma noite de sono tranquila.
Queimadas
"É muito desgastante. Conforme
o local, não há acesso de viaturas
e as equipes têm que conter o
fogo manualmente"
Nivaldo do Rego
Tenente do Corpo de Bombeiros
Outro cuidado simples e que faz a diferença em dias secos é cuidar da pele, que tende a ressecar se não for hidratada. Por isso, evite banhos com água muito quente e sempre use creme hidratante.
Incentive também a ingestão de muita água, sucos naturais e água de coco, especialmente entre crianças e idosos, que são os grupos mais acometidos pelos efeitos da umidade do ar na casa dos 30%. Para os alérgicos, a dica é manter a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira.
Divulgação
Levado pela mãe, Juliana, João Augusto foi um dos 45 atendimentos registrados ontem de manhã no PA
A médica Fabiana Saenger, do Pronto Atendimento Zona Norte, no Jardim Alvorada, conta que só na manhã de ontem foram 45 atendimentos. "A maioria é virose, tosse, garganta inflamada e rinite", diz .
Um dos atendimentos foi de João Augusto, 2 anos, que chegou ao PA com suspeita de pneumonia. "Ele teve crises de falta de ar de madrugada. Ninguém dormiu em casa esta noite", relata a mãe, Juliana Calçavar. O menino também é alérgico à poeira e o tempo seco agravou o quadro respiratório. A saída foi levá-lo para a inalação.
Fabiana ainda aconselha que as pessoas evitem se expor ao sol e fazer exercícios físicos intensos durante o dia. Quem não segue as recomendações é forte candidato a ter sangramento nasal e tosse seca persistente. "O tempo seco afeta todos".


Agricultura
O tempo seco ajuda na fase da colheita das duas principais culturas de inverno da região, o milho safrinha e o trigo. "Para a operação de colheita, o tempo seco está sendo favorável porque o agricultor não interrompe essa fase", diz o economista do Departamento de Economia Rural (Deral), em Maringá, Dorival Aparecido Basta. Na região de Maringá, 80% do milho safrinha e 40% do trigo estão colhidos.
A baixa umidade do ar e a estiagem podem prejudicar as frutas. A laranja, uma das culturas mais comuns na região, já está na fase de colheita e só sentirá os efeitos do tempo seco se essa condição persistir por mais tempo.
Como você cuida da saúde dos dias de tempo seco?

Bebo bastante líquido.
Nesses dias muito secos,
eu sinto falta de ar.
Sueli Lopes,
diarista
Procuro beber bastante
água. O tempo seco
incomoda e as criança
s ficam doentes.
Sirley Oliveira,
almoxarife
Coloco bacia com água
e panos úmidos no
quarto à noite. Hidrato
bastante e uso roupas
leves.
Elciane Pilegi,
vendedora

Nenhum comentário:

Postar um comentário