quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Retirada da espinha de peixe na Avenida Brasil de Maringá começa ainda este ano

As espinhas de peixe começam a ser excluídas da Avenida Brasil ainda este ano. O município tem até o fim de 2011 para inciar a obra e garantir o repasse de R$ 1,08 milhão, aprovado no Ministério das Cidades, por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal. Segundo a prefeitura, o edital de licitação vai ser publicado nos próximos dias.
"A previsão é iniciar as obras no começo de novembro", afirma o coordenador do projeto da Avenida Brasil, Diniz Afonso. A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) teme que a obra cause transtornos na principal avenida comercial da cidade e prejudique as vendas de Natal.
O prefeito Silvio Barros (PP) garante que o trabalho vai ser feito de forma a prejudicar o mínimo possível os comerciantes, mas dá como certa a retirada das espinhas de peixe em 2011.
"A Caixa aprovou o projeto agora e vamos abrir a licitação. Vamos começar a obra este ano, com certeza. Todos os convênios com o governo federal têm prazo, mas se iniciarmos dentro do que prevê o convênio, podemos pedir um aditivo de prazo", afirma.
No cronograma atual, a prefeitura pretende fazer a contratação, por tomada de preços, até o fim deste mês. O processo deve durar cerca de 60 dias e, com isso, as obras só vão começar em novembro.
O edital vai contemplar a retirada dos estacionamentos do canteiro central e a revitalização da avenida, que vai passar a contar com canaletas preferenciais para o tráfego dos ônibus. "Depois, faremos uma nova licitação para fazer os pontos de ônibus nas rotatórias", diz Afonso.
O coordenador do projeto também revelou que a prefeitura desistiu da implantação do sistema binário na região do Maringá Velho. "Não teremos mais binário. Se os moradores não querem, não vamos empurrar o binário goela abaixo", garante.
Ricardo Lopes
Remoção do estacionamento no canteiro central da Avenida Brasil começa em novembro, diz prefeitura
Preocupação
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Adilson Santos, vê com preocupação a possibilidade da Avenida Brasil passar por obras no fim do ano. "Dezembro é o melhor mês de venda para o comércio brasileiro e qualquer obra, nessa época, no principal eixo comercial da cidade, vai trazer transtornos", avalia.
Santos ressalta que a Acim é a favor do projeto de revitalização da avenida e que acredita que o prefeito vai cumprir um compromisso assumido com a entidade.
"O prefeito assumiu compromisso na Acim de que as obras não seriam executadas em dezembro e disse que a intervenção teria dia para começar e terminar. Se assumiu o compromisso, acredito que vá cumprir", diz.
Silvio Barros afirma que o cronograma da obra vai ser feito de forma a atender os anseios da comunidade. "Se os comerciantes não ganham dinheiro, a prefeitura arrecada menos, o que não interessa a ninguém".
Alcance
7 quilômetros de extensão tem o trecho da Avenida Brasil que será revitalizado

Um comentário: