sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Iguaraçu voltará a ter hospital até o fim deste ano

Fechado há quatro anos, o Hospital Menino Jesus, de Iguaraçu (a trinta quilômetros de Maringá), que foi depredado, teve alguns equipamentos furtados, e perdeu o credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), deve voltar a funcionar até o fim do ano. A estimativa é da prefeitura, que iniciou a reforma das instalações.
O hospital já foi considerado um dos mais bem equipados da região, com Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e 22 leitos. Em 2007, porém, teve parte interditada pela Vigilância Sanitária.
João Paulo Santos
Todo o custo da reforma da unidade está sendo bancado pelo caixa da prefeitura
Foi fechado para reforma e nunca mais funcionou. Desde então, o atendimento é feito em um posto de saúde que oferece médico 24 horas por dia. Os casos mais graves, no entanto, são encaminhados para os hospitais de Maringá. Há quatro anos não nasce uma criança sequer em Iguaraçu.
"O fechamento ocorreu durante a administração anterior e deveria ser por apenas alguns dias, mas faltou dinheiro para as obras e só agora a prefeitura está em condições de deixar o hospital dentro do padrão exigido pela 15ª Regional de Saúde", afirmou o prefeito Manoel Abrantes Neto, o Nelinho (PSDB).
"Iniciamos a reforma pela recomposição do telhado, consertamos as instalações elétrica e hidráulica, e na próxima semana será feita a troca do piso", explicou, frisando que todos os gastos até o momento foram por conta da prefeitura, que espera a liberação de uma emenda federal para a conclusão dos trabalhos.
Os equipamentos, que vinham sendo saqueados ou destruídos por vândalos, tiveram parte transferida para o posto de saúde e o restante está amontoado em duas salas do próprio hospital. "Agora não há mais o risco de ataques, porque mantemos vigilância no local 24 horas do dia", ressaltou Nelinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário