Ricardo Lopes
No Borba Gato, resíduos domésticos se acumulavam nas lixeiras e nas calçadas na tarde de ontem
"Não há uma explicação para isso. Os lixeiros simplesmente sumiram", desabafa a dona de casa Ana Aparecida. Elenir Ribeiro, que mora na Vila Morangueira, também reclama. "Sempre foi certinho, mas agora não sei o que está acontecendo. Já me disseram que faltam caminhões, mas acho que a prefeitura está é querendo privatizar", opina.
No Jardim Alvorada, Evangelina Sequim repete a queixa. "Eles vinham sempre certinho, sempre às segundas, quartas e sexta, mas na semana passada não apareceram. Hoje (ontem) é dia de coleta, mas até agora – por volta de 17h – não apareceram. Acho que não virão de novo".A rua onde ela mora, a Rio Grande do Norte, era uma das em que havia maior acúmulo de sacos de lixo. Até em frente a uma creche, o contêiner estava abarrotado de sacos.
Moradora da Vila Morangueira, Elenir reclama da
irregularidade
A reportagem ainda percorreu o Parque Itaipu, Conjunto Borba Gato,Jardim Universo, vilas Emília e Marumbi, Conjunto Tabaeté, Zona 2 e Centro. Em todos, há relatos de problemas com a coleta.
Normal
O secretário de Serviços Públicos, Wagner Mussio, garantiu que a coleta vem sendo feita normalmente. Ele reconhece que a prefeitura enfrenta problemas com a falta de pessoal e frota sucateada (há caminhões rodando desde 1993), mas o serviço, que chegou a falhar há algumas semanas, está normalizado em toda a cidade.
Sobre o acúmulo de lixo e a reclamação dos moradores, Mussio disse que isso pode ter relação com o horário em que a reportagem foi feita. "Dependendo da hora que você for ao bairro, vai encontrar lixo mesmo".
O secretário disse que a prefeitura conta hoje com 20 caminhões coletores. "Para se ter uma ideia, 14 caminhões são suficientes para atender toda a cidade. Estamos com seis a mais e estamos licitando a compra de outros 10 caminhões compactadores para reforçar e renovar a frota".
Mussio reconheceu que enfrenta problemas com a falta de pessoal, já que muitos coletores deixaram a profissão para trabalhar em áreas que remuneram melhor, como a construção civil, mas garante que em poucos dias esse problema estará resolvido. "Precisamos de mais 30 homens, já fizemos concurso e eles estão sendo contratados. Em breve estarão todos trabalhando".
PESSOAL
84 coletores de lixo têm a prefeitura. Segundo a Semusp, o número ideal seria 150
Nenhum comentário:
Postar um comentário