quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sob protestos, presidente encerra sessão da Câmara de Maringá

Por oito votos a sete, os vereadores de Maringá rejeitaram na tarde desta terça-feira (9) o caráter de urgência do projeto que derruba a exigência de cadastro para a construção de casas geminadas no município. A rejeição provocou protestos acalorados de populares que acompanhavam a votação e levou o presidente da Casa, Mario Hossokawa, a encerrar a sessão ordinária
O projeto de lei complementar que revoga o polêmico artigo 39 da Lei de Parcelamento do Solo foi apresentado pelos vereadores Humberto Henrique (PT), Mário Verri (PT), Flávio Vicente (PSDB), Dr. Manoel (PC do B) e Marly Martin (DEM). Conforme a atual Lei de Parcelamento do Solo, casas geminadas não poderão ser construídas em terrenos com menos de 400 m², sem que o cadastro seja incluído em um prazo de um ano.
Antes mesmo do início da votação, o clima já era tenso na Câmara de Maringá. Enquanto manisfetantes chegavam em grande número para acompanhar a sessão, nos bastidores a movimentação era por articulações políticas que garantissem os votos necessários.
O prefeito Silvio Barros telefonou para os vereadores da base aliada e pediu apoio para impedir que o projeto fosse votado. O vereador Wellington Andrade (PRP) foi um dos que recebeu o telefonema, mas apesar do apelo do prefeito votou a favor da urgência do projeto juntamente com Humberto Henrique (PT), Mário Verri (PT) Marly (DEM), Belino Bravin (PP), Flávio Vicente (PSDB) e Manoel Sobrinho (PC do B).
O projeto foi rejeitado com os votos dos vereadores John Alves Correa (PMDB), Paulo Soni (PRP), Luiz do Postinho (PRP), Heine Macieira (PP), Márcia Socreppa (PSDB), Aparecido Domingos Regini (PP), Carlos Eduardo Sabóia (PMN) e Mário Hossokawa (PMDB).
O presidente da Casa participou da votação e desta forma evitou o voto de minerva que poderia aumentar o desgaste de sua imagen diante dos manifestantes presentes.
Com a rejeição ao pedido de urgência, o projeto segue agora para as comissões, de acordo com os trâmites normais da Câmara, e sem previsão para retornar a pauta de discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário