terça-feira, 9 de agosto de 2011

Saúde lança vacinação contra pólio e sarampo

A Secretaria de Saúde de Maringá lançou ontem a campanha de vacinação contra o sarampo e a segunda etapa da campanha contra a paralisia infantil. O lançamento foi na creche José Rodrigues dos Santos, no Jardim Alvorada, noza norte
A meta da segunda etapa de vacinação é proteger 20.250 crianças contra a paralisia infantil – o que representa 95% dos meninos e meninas menores de cinco anos. Em todo o País, objetivo é vacinar 14.148.182 crianças. Durante esta semana, os alunos nas creches de Maringá receberão as gotinhas.
Ricardo Lopes

Em Maringá, a meta é imunizar 20.250
crianças só contra a pólio
No próximo sábado, dia nacional de mobilização, 90 pontos de vacinação estarão espalhados por Maringá e nos distritos de Floriano e Iguatemi. As doses estarão disponíveis nos postos de saúde, na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, em supermercados, shoppings, farmácias e lanchonetes.
O Brasil está livre da poliomielite há 22 anos, mas ainda há registros de casos em 22 países. No ano passado, foram notificados 1.292 casos da doença.
Também no sábado, todas as crianças entre 1 e 7 anos devem ser vacinadas contra o sarampo, mesmo que já tiverem tomado a vacina anteriormente. O público-alvo na cidade é de 25.126 crianças. A doença é altamente contagiosa, transmitida por vírus e uma das principais causas de morte entre crianças.
Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas no corpo, coriza e conjuntivite. No Brasil, desde 2001 não são registrados casos autóctones da doença. Entre 2001 e 2010, foram confirmados 135 casos, todos importados.
Quem receber as duas gotinhas contra a pólio também será vacinado contra o sarampo. Não há riscos para a saúde das crianças em receber as vacinas no mesmo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário